contador de visitantes
Quarta, 20 de setembro de 201720/9/2017
67 981813406
Ensolarado
20º
36º
36º
Maracaju - MS
dólar R$ 3,13
euro R$ 3,73
TECNOLOGIA
Robô investidor pode aumentar retorno em 15% nos EUA.
Investimento: o algoritmo trata contas separadas como uma grande carteira, dividindo os ativos entre elas.
Fabrício Vieira Teresina - PI
Postada em 28/09/2016 ás 08h37
Robô investidor pode aumentar retorno em 15% nos EUA.

Foto: Divulgação

Peso tributário não soa como algo muito agradável, e não é. Trata-se do desgaste que os impostos causam nas taxas de retorno dos investimentos, privando você do dinheiro adicional fácil e livre de riscos que poderia ajudar na sua aposentadoria. Por que você não está ganhando esse dinheiro? Porque isso significa ocupar seu tempo pensando em impostos. E não apenas em impostos, mas na ainda mais entediante eficiência tributária.



Mas quando você pensa em acumular mais ativos para a aposentadoria sem ter de esperar e rezar por retornos maiores, nem ter de economizar ainda mais, a coisa começa a soar melhor.



Pelo menos essa é a expectativa do serviço de investimento automatizado Betterment ao anunciar um novo serviço com algoritmo que minimiza o peso tributário.



A Betterment estima que um cliente típico com todos os três tipos de contas -- tributável, de impostos diferidos (tradicional IRA, sigla em inglês para conta individual de aposentadoria) e isenta de impostos (Roth IRA) -- pode ampliar o retorno de sua carteira em 0,48 por cento ao ano, ou em 15 por cento em 30 anos.



A novidade não é o conceito. Os assessores financeiros há tempos colocam ativos considerados eficientes em termos tributários, como ações, em contas tributáveis, e títulos, considerados os ativos menos eficientes do ponto de vista tributário, em contas de impostos diferidos.



E o discernimento de um planejador financeiro pode ser valioso -- por exemplo, com conselhos sobre estratégias como a conversão de dinheiro do IRA tradicional em Roth IRA em uma fase posterior da vida.



Descobrir o momento e a logística de movimentos como esse pode proporcionar economia de recursos com impostos de uma forma que um robô assessor não é capaz de fazer, disse Chris Chen, planejador financeiro certificado que atua em Waltham, no Estado de Massachusetts.



A novidade é que o algoritmo da Betterment, o Tax-Coordinated Portfolio (TCP), faz tudo isso automática e continuamente, usando qualquer ativo ou conta presente na sua plataforma.



E mantém sua alocação de ativos geral entre ações e títulos ao fazer isso, usando fundos de índice gerenciados passivamente para criar carteiras recomendadas.



“Os serviços de localização de ativos definitivamente são uma coisa valiosa, pelo menos para aqueles que têm múltiplas contas com diferentes tipos de impostos e tratamentos”, disse o planejador financeiro Michael Kitces, que analisou o assunto em seu blog Nerd’s Eye View.



“Esta foi uma das melhores práticas dos assessores financeiros por cerca de uma década, impulsionada principalmente pelo que chamamos de ‘software de reequilíbrio’. Agora estamos vendo essa mudança de estratégia fiscal para os robôs assessores, assim como ocorreu com a coleta de perdas fiscais há alguns anos.”



O TCP trata contas separadas como uma grande carteira, dividindo os ativos entre elas dependendo de seu tratamento tributário e ajustando pelos saques ou outras transações ao longo do tempo.



“Achamos que em breve todos terão que fazer isso, que este será o mínimo a oferecer”, disse Boris Khentov, especialista em legislação sobre impostos e valores mobiliários da assessoria robô.


FONTE: Suzanne Woolley, da Bloomberg
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
imprimir
1.323

Publicidade

Facebook

Publicidade

Publicidade

Mais lidas do mês

Publicidade

Enquete
Se as eleições presidenciais do Brasil fossem hoje, em quem você votaria?

Bolsonaro
55 votos - 47.8%

Tiririca
26 votos - 22.6%

Lula
18 votos - 15.7%

Ciro Gomes
16 votos - 13.9%

© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium